Devemos ficar atendo aos sinais indicadores que um motor precisa ser retificado são claros e não deixam possibilidade de dúvidas.
Os sinais mais comuns são o consumo excessivo de óleo lubrificante, o superaquecimento do motor, a famosa fumaça de coloração branca saindo pelo escapamento e o som de motor “rajando”, que indica o desgaste das bronzinas. Diante dessas anormalidades, o usuário do equipamento chega a conclusão que chegou a hora paralisação para a reforma completa do motor a diesel.
Esses indicadores geram mais preocupações. O grande consumo de lubrificante e a ocorrência de sopro em excesso pelo respiro, por exemplo, são avisos para um problema sério que, quando não solucionado em tempo, resulta na perda de potência em situações que exigem carga máxima do motor. Nessas situações é recomendável medir a taxa de compressão dos cilindros e comparar com a indicação dos fabricantes.
Outro sinal que devemos ficar atendo é com o motor é a presença de água ou metais no óleo lubrificante. No caso de metais a presença de resíduos indica um possível desgaste das bronzinas nas bielas e nos mancais do virabrequim.
Com essa situação ocorrendo a retífica é iniciada pela desmontagem do motor para uma análise detalhada e completa das peças.
A retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas (na maioria dos motores atuais o comando de válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no bloco).
Uma empresa qualificada e idônea, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.