Baixe o Artigo na Íntegra Aqui: Retífica de Cabeçotes Diesel
As peças internas do motor, quando em funcionamento, estão em constante atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham sempre em alta temperatura.
Todos estes fatores contribuem para o desgaste das peças. É um processo considerado normal e faz com que após determinada quilometragem de uso do veículo, geralmente acima de 200.000 km, torne-se necessário a retífica do motor…
Os principais sintomas que apontam para a necessidade de se retificar um motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) de um veículo são:
Alto consumo de óleo lubrificante
Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento
Baixa potência
Alto consumo de combustível
Motor trabalhando superaquecido
Fortes barulhos vindo do motor
Outros fatores podem determinar a retífica, antes do tempo, como: motor trabalhando superaquecido; quebra da correia dentada (em alguns motores); falta de óleo lubrificante, ou com baixo nível, ou ainda, o péssimo costume de alguns motoristas de apenas completarem o nível do óleo, mantendo o óleo velho por longos períodos de uso, a mania de “descansar” o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem, sair com o motor ainda frio, e evidentemente, a falta de manutenções preventivas.
A retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas (na maioria dos motores atuais o comando de válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no bloco).
Uma empresa qualificada e idônea, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.
Conheça todo o processo de retífica de cabeçotes diesel na Libório
FREZADORA REFAZENDO OS FRIZOS DA FACE DO CABEÇOTE SCANIA 111/112/113
PREPARANDO PARA RETIFICAÇÃO DA FACE
RETIFICANDO A FACE DO CABEÇOTE
FACE RETIFICADA DO CABEÇOTE
ENCAMIZAMENTO DAS GUIAS COM BRONZE FOSFOROSO
RETIFICAÇÃO DA SEDE DA VÁLVULA DO TOP BREAK – MB OM 447
DETALHE DA RETIFICAÇÃO DA FACE DO CABEÇOTE DE ALUMÍNIO COM DIFUSOR – SEM APRESENTAR RANHURAS.
ESCOVAÇÃO INTERNA DOS CABEÇOTES
RETIFICAÇÃO DA VALVULA
RETIFICAÇÃO DA SEDE DE VALVULA
RETIFICAÇÃO DA VALVULA
EXTRAÇÃO E INSTALAÇÃO DA GUIA DE VALVULA
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