scania-125-anos-liborioO que é necessário para garantir o sucesso de uma marca centenária ao longo dos anos? Tal pergunta pode ser respondida de diversos modos e sob milhares de pontos de vidas. A Scania, por exemplo, completará agora em 2016 nada menos que 125 anos de existência.

Entre sucessos e fracassos, a empresa criada na Suécia de 1891 é hoje uma das líderes na venda de veículos de grande porte em todo o mundo, mostrando que — apesar da idade — a atualização de seus produtos gerou força e presença em um mercado bastante competitivo.

Sob o nome de Vabis, a empresa começou sua trajetória projetando vagões e carroças, lá pelo ano de 1891. Hoje, de acordo com a Scania, são mais de 170 mil veículos conectados em todo o mundo.

“Ao longo deste período, sempre apresentamos ao mercado veículos inovadores que ofereciam melhorias para a operação dos clientes, característica até hoje preservada”, conta Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America. “A distinção dos nossos produtos somados a colaboradores dedicados e um foco incansável na rentabilidade do cliente são certamente protagonistas dessa história”, completa Per-Olov Svedlund.

Ainda nas primeiras décadas de existência, procurando consolidar-se em um cenário onde a concorrência já era forte entre as montadoras de países como Estados Unidos e Alemanha, a empresa se destacou no desenvolvimento e produção de motores para veículos pesados, que tinham um consumo baixo de combustível.

No período pós-guerra, a Scania adaptou-se ao necessário na época e criou modelos maiores, que suportavam cargas mais pesadas e necessitavam de pouca manutenção. O modelo Scania-Vabis L51, por exemplo, é considerado o caminhão que proporcionou o primeiro grande salto da fabricante no mercado Europeu.

Com a popularização da marca e a crescente demanda, os seus diretores decidiram ampliar a sua presença e produção, inaugurando a primeira fábrica do grupo fora da Suécia. O local escolhido? São Bernardo do Campo (SP), em 1962.

A partir daí, linhas de sucesso — como a Série 2, por exemplo — transformaram a empresa em uma das mais populares do país na produção e venda de caminhões e ônibus. Nos anos 80, a marca de 35 mil veículos produzidos foi superada, gerando o início da exportação para países como Chile, Argentina e Peru.

Nos anos 90, visando a expansão para o mercado mundial, a empresa implantou o Sistema de Produção Global, permitindo assim que os seus veículos fossem produzidos em qualquer parte mundo.

Com a chegada do século 21 e os avanços tecnológicos, o desafio de oferecer um produto com mais atualizado e soluções de transporte de carga e de pessoas que refletissem a visão de sustentabilidade do negócio Scania se tornou mais difícil. No entanto, estudos de mercado, investimentos em dispositivos de localização, conforto e economia de combustível geraram excelentes vendas e consequentemente a criação de unidades como o Streamline, que segundo a marca oferece o menor consumo de combustível de todo o mercado, com menos emissões poluentes na atmosfera e a ampliação dos serviços ligados à conectividade dos veículos – que hoje somam mais de 170 mil unidades em todo o mundo.

“Seja com a entrega da melhor rentabilidade para nossos clientes, seja na diminuição de emissão de CO2 na atmosfera ou pela tecnologia mais avançada disponível no mercado, acumulamos experiência suficiente ao longo destes 125 anos para superar os desafios que temos pela frente. São eles que nos movem”, diz Svedlund.

Scania completa 125 anos e apresenta evolução até os caminhões high tech
Tags: